A etiqueta do noivo: o que vestir no dia do casamento


 
O dia do casamento é um dos dias mais importantes da vida do noivo. Prepare-se, por isso, com alguma antecedência, pois será o centro das atenções.
 
Conselhos práticos
 
Na escolha do traje, tenha presente que a simplicidade continua a ser sinônimo de elegância. Qualquer que seja o estilo de casamento, rigor e descrição são as palavras que melhor se aplicam ao noivo.
 
Para escolher o tipo de roupa que leva ao casamento é essencial ter em conta o estilo da festa (formal ou informal), a data e a hora.
 
Para os noivos mais tradicionais, a etiqueta varia pouco: fraque ou fato escuro completo.
 
Se o casamento for á hora de almoço, o noivo deverá levar fraque. Este é composto por um casaco cinzento ou preto, calças cinzentas ou pretas com risca fininha, camisa branca e colete. Embora antigamente os coletes fossem pretos, cinzentos ou branco, cada vez mais se usam coletes com cores alegres (encarnado, azul-turquesa).
 
Se o casamento for à noite o fato completo (cinzento ou azul-escuro) é o que melhor se adapta a esta circunstância.
 
Os noivos mais modernos poderão optar por outro estilo de traje: se o casamento for no Verão, num ambiente tropical, e a festa estiver marcada para o final da tarde, um fato de linho branco fica sempre bem.
 
Se os noivos não quiserem levar fato completo, e se o casamento se realizar ao final do dia ou de noite, o fato bege claro é uma boa opção.
 
Embora alguns noivos adoptem o uso de smoking para o dia de casamento, é considerado totalmente desapropriado, pois não se vai à igreja de smoking.
 
Os acessórios
 
A etiqueta dita que os homens devem usar meias altas (até ao joelho).
 
Sapatos pretos, de atacadores ou fivela.
 
Em festas de cerimônia, os botões de punho fazem parte da indumentária masculina.
 
Se quer ter um toque de classe e elegância, coloque um lenço branco no bolso superior do casaco.
 
A gravata é o acessório onde podem existir maiores variações, embora, no dia do casamento, se recomendem gravatas discretas, preferencialmente lisas. Os noivos modernos poderão optar por uma gravata mais exuberante.
 
O cinto de pele é outro dos acessórios imprescindíveis.
 
Outras sugestões
 
Os pais do noivo e padrinhos devem usar o mesmo tipo de roupa do noivo. Se for à hora de almoço, aconselha-se o uso de fraque e, se for à noite, fato escuro.
 
Se tiver dúvidas entre comprar ou mandar fazer o fato, recomendamos a segunda opção. Para além de ser feito à sua medida, pode escolher o tecido que mais lhe agrada. Verá como amortiza o investimento em pouco tempo.
 
Se já tiver ultrapassado o seu orçamento, não entre em pânico, pois existem diversas lojas especializadas no aluguel de roupas para festa.
 
Em festas de cerimônia, evite o uso de camisas às riscas.

Fonte: http://www.casamentoclick.com/