Roteiro Especial Conheça Ribeirão Preto


 
Roteiro Especial Conheça Ribeirão Preto com um tour exclusivo pelos pontos turísticos da famosa terra do agronegócio 
 
Ribeirão Preto é uma cidade única. Seja pela fama de “Terra do Chopp”, “Terra da Cultura”, “Califórnia Bra- sileira”, entre outros títulos, ou pelos incríveis locais que ela possui, sempre vale a pena “viajar” pela cida- de. Com diversas opções de lazer, a cidade oferece opções como teatros, academias ao ar livre, museus, zoológico, parques, variedade gastronômica, entre outras opções para que os ribeirão-pretanos possam se divertir e conhecer um pouco mais de sua terra.
 
Para quem gosta da natureza, história e animais, um passeio pelo Parque Municipal do Morro de São Ben- to, revela características de um parque urbano, por estar localizado perto da área central da cidade. Pró- ximo pode-se conhecer o Santuário das Sete Capelas e sua interessante história. Idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, sendo que cada uma é dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pelas rochas.
 
Logo na sequência, uma visita ao Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto, parte do complexo do Morro do São Bento, também é válida. Local que abriga mamíferos, répteis, aves, e ainda investe na educação e conscien- tização do Meio Ambiente de crianças e adultos, con- ta com cerca de 730 animais, entre macacos, leões, tigre, urso, aves de diversas espécies. Além de tran- quilidade, o lugar conta com segurança por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos e também possui sinal de internet para aqueles que são ligados em tecnologia e gostam de fazer o seu check in onde quer que estejam. O visitante também pode desfru- tar do Jardim Japonês, rodeado por densa vegetação com todos os requintes do paisagismo nipônico e um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japone- sa, doadas pela colônia radicada na cidade. É um óti- mo lugar para se fazer um piquenique, sempre com consciência de limpar o local depois.
 
Os Museus formam um roteiro alternativo. O MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto - considerado pelo Governo do Estado um dos melhores do interior, tem sempre em exposição exemplares da arte con- temporânea, já o MIS – Museu da Imagem e do Som, atrai curiosos em saber um pouco mais sobre a “Era de Ouro” do rádio. O Museu do Café “Francisco Sch- midt”, revitalizado em 2010, ganhou nova cenografia e com muito mais interatividade recebe de volta vi- sitantes antigos. As apresentações de chorinho, co- nhecido como Projeto Cultural “Café com Chorinho”, acontecem há 18 anos, todos os domingos, das 10h às 12h, no coreto do Museu e mantêm fiéis frequentadores revigorados pela música brasileira. Outro museu é o Histórico de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”, instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Monte Alegre. Lá se pode ter acesso a documentos, bibliografia e variadas coleções refe- rentes à história de Ribeirão Preto e região. E para quem quiser seguir um roteiro na História, é só visitar o Museu da Segunda Guerra Mundial “Expedicionário José Vivanco Solano”. Já para quem gosta de artigos artesanais, a Feira de Arte e Artesanato, criada por lei em 1978, atende to- dos os finais de semana e, também nos feriados, na Praça das Bandeiras, mais conhecida como Catedral. Com participação de inúmeros artesãos de Ribeirão Preto e região, pode-se encontrar uma variedade de produtos em cerâmica, couro, metais, vidro, bijute- rias artesanais, louças, porcelana, tecelagem, flores desidratadas, arranjos em palha, vasos, tecidos, ves- tidos, entre outros. Ainda na Praça Sete de Setembro, a cidade recebe artistas na “Feira da Sete de Setem- bro” e na “Galeria a Céu Aberto”.
 
Para quem prefere dar uma caminhada e aproveitar o dia aliando divertimento à atividade física, Ribeirão Preto também dispõe de Praças e Parques que foram totalmente revitalizados nos últimos anos. Alguns parques contam com atividades variadas, ciclovia, academias ao ar livre, pista de caminhada, como é o caso dos Parques Maurílio Biagi, Luis Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali (Curupira). Outra opção também são as 33 praças, em diferentes bairros da cidade, que hoje contam com academias ao ar livre. Aos amantes da Cultura, a cidade de Ribeirão Preto é o cenário de muitas atividades. O Quarteirão Paulista, postal que arquitetonicamente nos remete às referências dos imigrantes europeus no início da formação do município, composto pelos prédios do Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II e o edifício Meira Júnior, mais a esplanada emoldurada pela Praça XV de No- vembro. Essa, com sua fonte iluminada e sonora, se apresenta como o lugar dos acontecimentos culturais. No interior do The- atro ou fora dele, manifestações de todos os estilos se somam. Aliás, teatros não faltam em Ribeirão Preto, e sempre com bons espetáculos, shows e peças. O Teatro Municipal, localizado no Morro do São Bento, se alia ao Teatro de Arena com ótimas op- ções. E outros teatros, como o Santarosa, o Teatro do Sesi e o Sesc sempre trazem o melhor do lazer ao público.
 
 Ainda no centro de Ribeirão Preto, desfrute do Cine Cauim, que oferece filmes a preços simbólicos e até gratuitos, além de estar situado em um prédio histórico da cidade. 
 
Acordar cedo e passear pelos corredores do Mercado Municipal também é uma boa pedida. Famoso pela diversidade e exclusivi- dade de alguns itens, o Mercadão é referência regional de com- pras. Nele é possível encontrar alimentos, calçados, ferramen- tas, sementes, artesanatos, entre outras utilidades. Para concluir o passeio, vá conhecer o Novo Mercadão da Cidade e se divirta por um dos shoppings que há na cidade, seja curtindo um cine- ma, vendo vitrines ou apenas passeando. 
 
Após esse longo passeio, não deixe de degustar as delícias gas- tronômicas por Ribeirão e faça um tour para conhecer os sabo- res da terra.  Em uma das principais avenidas da cidade, Presiden- te Vargas, está Na Onda do Peixe Choperia e Restaurante, com um apetitoso rodízio de peixe poderá se deliciar acompanhado de um geladíssimo chopp Antarctica e atendimento impecável. Pensou em experimentar uma picanha macia e fatiada, siga um pouco mais à frente, mas no sentido oposto da Avenida Presi- dente Vargas, no número 2185, e conheça a Picanha Fatiada Grill, que traz o melhor ponto da picanha, com a comodidade de pos- suir estacionamento próprio e espaço exclusivo para fumantes. Se passar pelo balão da Itatiaia, entre as avenidas Presidente Var- gas e Independência, é parada obrigatória provar a sofisticada sequência de Carnes Nobres Argentina, que só o Cabaña Restau- rante pode oferecer. São as delícias da Argentina com um toque brasileiro, além de uma variada carta de vinhos. 
 
Mas se você gosta de um ambiente intimista e adora a culinária nipônica, o Yakin Sushi Bar é o seu ponto de encontro. Para os ribeirão-pretanos que quiserem saborear as iguarias japonesas, basta seguir sentido avenida Maurílio Biagi e continuar na aveni- da Dr. Celso Charuri e virar a direita na rua Flávio Canesin e andar mais alguns metros para deleitar-se com os pratos do Yakin. Para os que moram na região, o acesso também é rápido, seguindo pela rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira ou pela outra ro- dovia Antônio Machado Sant´Anna, você chegará fácil no Yakin Sushi Bar.